domingo, 20 de maio de 2012

Análise do meu ambiente


Antes de definir o que é preciso ser feito para que o meu ambiente esteja confortável, tomando como relação principalmente os efeitos que os raios solares podem causar, fiz analises por meio de programas como Luz do Sol que nos informa a mancha que o sol faz em determinados horários, e o Sol-Ar, que nos informa a máscara de sombra nos dando exatamente a idéia de como proteger o nosso ambiente do sol. Felizmente minha fachada de interesse encontra-se em uma orientação que não preciso de tanta proteção para que eu possa ter tanta preocupação com o incomodo do sol. 

Contudo,como a idéia é livrar totalmente o ambiente do sol, em posse de todos os dados, tirei minha conclusão. Mas para isso é interessando saber a orientação da minha fachada, que é de 170° e 20° SE. Então, usando as orientações nos programas anteriormente citados, percebo que os horários que mais tenho incomodo são entre 13:00 e 17:00. Basta apenas que eu utilize uma proteção na parte superior da janela,onde essa proteção é definida pelo ângulo alfa e uma proteção na parte lateral direita da janela, onde essa proteção é definida pelo ângulo beta.

 Sendo assim, defino então a proteção que considero necessária tomando como consideração os meus horários de interesse.  

Um comentário:

  1. Oi, Rodrigo. Gostei da introdução.

    Ficou faltando analisar as trocas térmicas no seu ambiente e comparar mancha de sol: simulação x real. Podia ter incluido mais dados e mais considerações na análise. Para considerar que houve proposta de intervenção, precisaria no mínimo do desenho do elemento de proteção solar – ou uma justificativa bem fundamentada de sua irrelevância.

    Veja: 170º (azimute), 10º SE (rumo). E o acento de ideia já foi!

    Att.,
    Denise

    ResponderExcluir