quarta-feira, 23 de maio de 2012

Retificações Quanto a Análise do meu Ambiente


Na análise anterior informei sobre a minha orientação, esta foi erroniamante caracterizada. Então segue os dados corretos e mais algumas considerações escritas e gráficas para que fique de maneira mais clara possivel as minhas possobilidades.

Sobre minha orientação é correto dizer que minha fachada de estudo está como os seguintes valores:

170º Azimute 

Diante de erros anteriores achei interessante conceituar Azimute para que haja uma maior fixação.

Azimute: é uma medida de abertura angular cujo valor em graus perfaz horizontalmente um circulo que vai do norte geográfico até a intersecção do brilho de uma estrela, refletido na superfície mar, com o horizonte marítimo. Originalmente, representa uma direção definida em função de sua separação angular a um ponto de origem.

Corrigindo tambem o meu rumo que é de 10° SE

 Não sei onde estava com a cabeça mas acabei fazendo muita coisa errada, então mediante essas novas informações mostrarei graficamente como realmente será a minha proteção.

Na postagem anterior, informei que minha proteção seria na parte superior da minha janela (esta premanece, está correta), e na parte lateral direita (incorreta).

Ao nalisar novamente com mais calma os meus gráficos postados, percebi que a proteção será na parte esquerda da minha janela onde o sol nascente é o principalmente agente que me remete a esta proteção.

Proteção Superior:

 

 Proteção Lateral Esquerda:

 

 Essas foram as proteções que considerei necessárias. A primeira proteção superior, definida pelo angulo alfa, e a segunda uma proteção lateral, definida pelo angulo beta.

Abaixo uma fota da minha residência indicando a minha fachada de estudo. Como vocês podem notar, é a única da qual me remete preocupação como relação a proteção solar, já que as demais estão protegidas por edificações do entorno.

 Delimitado pela linha vermelha está a minha edificação, e orintada pela seta verde está a minha fachada de estudo.

 

 

Um comentário:

  1. Rodrigo, você escreveu esse post correndo? Espero que essa seja a sua desculpa, e que depois você faça uma revisão, please! E não precisa ressaltar os erros anteriores. Faça o certo e guarde o que errou para si mesmo, apenas para lembrar-se de não cometer o mesmo erro novamente. Você sabe que pode editar uma postagem, certo? ;)

    Vou considerar, em parte, seu desenho da proteção, ok? Mas veja que ele só tem valor se você simular sua eficiência através de máscaras de sombra e/ou manchas de sol. Só assim você é capaz de fazer alguma análise e, consequentemente, uma proposta racional, responsável e alinhada com as premissas da arquitetura bioclimática. Brise por brise, tem um bocado de arquiteto por ai usando porque achou bonito ou quis inovar na fachada. Abra os olhos!

    ResponderExcluir